Dinâmicas socioterritoriais das relações campo-cidade e rural-urbano no município de União dos Palmares-AL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53528/geoconexes.v3i1.127

Palabras clave:

Ruralidades, , Urbanidades, Espaço Híbrido.

Resumen

As relações campo-cidade passaram por profundas transformações que demandam a necessidade de discutir as ressignificações do rural e do urbano no Brasil. Essa nova dimensão das relações sociais, econômica, políticas e culturais estabelecidas entre o campo e a cidade, exige a compreensão de que esses recortes territoriais devem ser pensados, enquanto totalidade, como espaços interdependentes e complementares. A proposta é analisar a atual dinâmica socioterritorial das relações campo-cidade e rural-urbano do município de União dos Palmares- AL, visando à apreensão de novas interdependências e complementaridades que caracterizam esses espaços e os seus conteúdos sociais. Parte-se do entendimento que campo e cidade são formas espaciais, cujos conteúdos rural e urbano constituem as relações sociais que configuram o modo de vida específico de cada um desses espaços. Todavia, esses conteúdos podem extrapolar os seus supostos limites espaciais de origem, manifestando ruralidades e urbanidades que se combinam tanto no campo quanto na cidade, constituindo espaços híbridos. A abordagem territorial revela que as dinâmicas socioterritoriais palmarinas manifestam as interdependências e as complementariedades existentes entre o campo e a cidade no município e a forma como seus conteúdos se apresentam através de urbanidades e ruralidades.

Biografía del autor/a

Mauricio Luiz dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL

Marciana Conceição da Silva, Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL

Clélio Cristiano dos Santos, Docente na Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL e na Universidade de Pernambuco-UPE

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor Adjunto na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e na Universidade de Pernambuco – UPE

Citas

ALAGOAS. Perfil municipal. Ano 4, nº 4 (2013). Maceió: Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, 2018.

CANDIOTTO, Luciano Z. P.; CORRÊA, Walquíria K. Ruralidades, urbanidades e a tecnicização do rural no contexto do debate cidade-campo. Campo-Território: revista de geografia agrária. Uberlândia, v. 3, n. 5, p. 214-242, fev. 2008.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/uniao-dos-palmares/panorama. Acesso em: 16/04/2021.

RUA, João. A ressignificação do rural e as relações cidade-campo: uma contribuição geográfica. Revista da ANPEGE, Fortaleza, n. 2, ano 2, p. 45-66, 2005.

SANTOS, Clélio C. dos. Transformações das relações rural-urbano desencadeadas por grandes empreendimentos hidrelétricos: reflexões a partir de Petrolândia - PE. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco. Recife - PE, p. 270. 2019.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 9ª ed. Rio de Janeiro: Record, [2001] 2006.

SILVA, C. L.; PIMENTEL, M. A. L. Uso do território: periferias e desigualdades na cidade de União dos Palmares – AL. TCC (Licenciatura em Geografia) – Campus Universitário Zumbi dos Palmares – CAMUZP, Universidade Estadual de Alagoas. União dos Palmares – AL, p. 82. 2011.

SILVA, F. A. de. A pobreza na região canavieira de Alagoas no século XXI: do programa bolsa família à dinâmica dos circuitos da economia urbana. Tese (Doutorado em geografia) -Instituto de geociências da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2017.

Publicado

2023-02-27

Cómo citar

Santos, M. L. dos, Conceição da Silva, M. ., & Santos, C. C. dos. (2023). Dinâmicas socioterritoriais das relações campo-cidade e rural-urbano no município de União dos Palmares-AL . Geoconexões Online, 3(1), 37–50. https://doi.org/10.53528/geoconexes.v3i1.127

Número

Sección

Artigos

Categorías

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.