O processo de desmatamento na reserva biológica de pedra talhada no município de Lagoa de Ouro-PE

Autores

  • Aslan Araujo Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.53528/geoconexes.v2i2.102

Palavras-chave:

Desmatamento, Consequências , Mata

Resumo

Levando-se em consideração a importância das matas para o nosso ecossistema o trabalho oportunizou um trabalho crítico no qual buscou estudar o processo de desmatamento na Reserva Biológica de Pedra Talhada no Município de Lagoa do Ouro-PE e quais fatores e consequências contribuíram para o processo. A escolha do tema visa contribuir na exploração do conhecimento científico voltados para as questões ambientais. A área em estudo compreende uma região de transição morfoclimática, segundo Ab’Saber (2008) situa-se entre dois morfoclimas distintos, um mais úmido e outro semiárido. Através de levantamentos detalhados da bibliografia existente sobre o tema escolhido, visitações a organizações, como, IBAMA e MGO SERVIÇOS para obtenções de informações sobre o desmatamento na área de estudo, visitações e entrevistas com moradores residentes na localidade, as informações foram analisadas junto com o referencial teórico para a escrita do trabalho final. E através dessas informações constatei a veracidade da minha hipótese, que a intervenção do homem na Reserva Biológica de Pedra Talhada no município de Lagoa do Ouro-PE, na busca de recursos econômicos em função da derrubada de árvores para a produção de carvão, criação de animais e plantio de algumas culturas, trouxe consequências para o ecossistema da fauna e flora da região.

Biografia Autor

Aslan Araujo Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Graduando em Geografia/ Universidade Federal de Alagoas

Referências

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http.//www.ambientebrasil.com.br/florestal/artigos/desmatamento.Acesso em: outubro de 2020.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Causas e dinâmicas do desmatamento na Amazônia/ ministério do meio ambiente. Brasília: MMA, 2001.

CARLOS, Ana Fani. Espaço e indústria. 4 ed. São Paulo: Contexto, 1991.

CASSETI, V. Ambiente e apropriação do relevo. São Paulo: Contexto, 1991.

COIMBRA-FILHO, A. F.; CAMARA, I. G. Os limites originais do bioma mata atlântica na região nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: FBCN, 1996.

FERREIRA, L. V.; VENTICINQUE, E.; ALMEIDA, S. O desmatamento na Amazônia e a importância das áreas protegidas. Estud. São Paulo, 2005.

HELENE, Maria Elisa Marcondes. Florestas: desmatamento e destruição. São Paulo: Scipione, 1996. (ponto de apoio).

https://www.researchgate.net/figure/Map-showing-the-location-of-the-Pedra-Talhada-Biological-Reserve-Our-collecting-took_fig1_326067965. Acesso em : setembro de 2021.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.

LUCI, E. A. O sistema terra: geografia. São Paulo. Saraiva, 1988.

MOREIRA, IGOR. O espaço geográfico; geografia geral e do Brasil, 40 ed. São

Paulo: Ática, 1999.

ROCHA, Jose Sales Mariano da. ; DILL, Paulo Roberto Jaques. Cartilha ambiental. Santa Maria: Pallotti, 2001.

TERRA, L.; COELHO, M. A. de. O espaço natural e socioeconômico. 1ed. São Paulo: Moderna, 2005.

Publicado

2022-07-26

Como Citar

Barbosa, A. A. . (2022). O processo de desmatamento na reserva biológica de pedra talhada no município de Lagoa de Ouro-PE. Geoconexões Online, 2(2), 56–71. https://doi.org/10.53528/geoconexes.v2i2.102