Ritmo dos atributos climáticos durante ano-padrão muito chuvoso (2011) na cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil

Autores

  • Gabriel Paiva Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-1502-449X
  • Daisy Beserra Lucena Universidade Federal da Paraíba
  • Marcelo Oliveira Moura Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.53528/geoconexes.v4i3.142

Palavras-chave:

Precipitações , Técnica da Análise Rítmica, Sistemas atmosféricos e massas de ar

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o ritmo dos atributos climáticos do ar (temperatura máxima, temperatura média, temperatura mínima, pressão atmosférica, umidade relativa, velocidade do vento, direção do vento, precipitação e participação dos sistemas atmosféricos e das massas de ar) durante um ano-padrão classificado como Muito Chuvoso. Para o cumprimento de tal objetivo, é necessário seguir duas etapas: 1) eleger o ano-padrão Muito Chuvoso por meio da aplicação da técnica dos Quantis; 2) analisar os dados diários dos atributos climáticos. Após a execução dessas duas etapas, foi possível compreender os tipos de tempo que ocorrem na cidade de Campina Grande durante períodos chuvosos. Os dados climáticos foram obtidos nas seguintes fontes: o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET (estações automática e convencional da cidade de Campina Grande) e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA (postos pluviométricos). Após a aplicação da técnica dos Quantis, foi detectado que o ano de 2011 apresentou o maior registro de chuvas da série histórica entre os anos de 2005 e 2022, com um quantitativo de 1.494,4 mm (720,7 mm acima da média histórica, que é de 773,7). Com isso, sucedeu-se para a aplicação da técnica da análise rítmica. Foi observado que as chuvas ocorreram na cidade com mais frequência entre os meses de fevereiro e agosto, período de atuação de sistemas atmosféricos como a Zona de Convergência Intertropical – ZCIT e as Ondas de Leste – OL, principais produtores de chuva na cidade durante o ano.

Biografia do Autor

Gabriel Paiva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Geografia pela UFPB

Daisy Beserra Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Doutora, mestre e bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora associada do Departamento de Geociências (DGEOC/UFPB) 

Marcelo Oliveira Moura, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado e Bacharel em Geografia pela UFC. Professor Associado do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíb

Referências

AESA. Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba. Meteorologia - Chuvas. Disponível em: <http://www.aesa.pb.gov.br/aesa-website/meteorologia-chuvas/>. Acesso em: 24/05/2017.

ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 5ª edição, São Paulo: Atlas, 1986.

BDMEP/INMET. Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa/ Instituto Nacional de Meteorologia. Disponível em: <http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=bdmep/bdmephttp://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=bdmep/bdmep>. Acesso em: 06/06/2017.

CAVALCANTE, G. P. As chuvas na região Agreste da Borborema, Nordeste do Brasil: proposta de setorização climática sob o enfoque da análise rítmica. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Programa de Pós-Graduação em Geografia. João Pessoa, 2019, 164 p.

CPTEC/INPE. Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em: <http://www.cptec.inpe.br/>. Acesso em: 01/07/2017.

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

MONTEIRO, C. A. F. Análise Rítmica em Climatologia: problemas da atualidade climática em São Paulo e achegas para um programa de trabalho. Série Climatologia, n.1. São Paulo: Instituto de Geografia/USP, 1971.

MONTEIRO, C. A. F. A Climatologia Geográfica no Brasil e a Proposta de um Novo Paradigma. In: MONTEIRO, C. A. F.; MENDONÇA, F. A.; ZAVATTINI, J. A.; SANT'ANNA NETO, J. L. A. (Orgs.) Construção da Climatologia Geográfica no Brasil. Campinas: Alínea, 2015, 194p.

SENA, J. P. O. Análise da precipitação pluviométrica em anos extremos no Cariri Paraibano e suas consequências na agricultura e cobertura vegetal. (Dissertação de Mestrado) - Campina Grande/PB, 2017, 97 p.

TABARELLI, M.; SANTOS, A. M. M. Uma Breve Descrição Sobre a História Natural dos Brejos Nordestinos p. 17-24. In: PORTO, K. C.; CABRAL, J. J. P.; TABARELLI, M. (orgs.) Brejos de altitude em Pernambuco e Paraíba: história natural, ecologia e conservação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. 324p.

VASCONCELOS SOBRINHO, J. As regiões naturais do Nordeste, o meio e a civilização. Recife: Conselho do Desenvolvimento de Pernambuco, 1971, 442p.

ZAVATTINI, J. A. Dinâmica Atmosférica e Análise Rítmica: a contribuição do brasileiro Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro à França de Pédelaborde e à Itália de Pinna. In: MONTEIRO, C. A. F.; MENDONÇA, F. A.; ZAVATTINI, J. A.; SANT'ANNA NETO, J. L. A. (Orgs.) Construção da Climatologia Geográfica no Brasil. Campinas: Alínea, 2015, 194p.

Downloads

Publicado

08/07/2024

Como Citar

Cavalcante, G. P., Beserra Lucena, D., & Oliveira Moura, M. (2024). Ritmo dos atributos climáticos durante ano-padrão muito chuvoso (2011) na cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Geoconexões Online, 4(3), 39–51. https://doi.org/10.53528/geoconexes.v4i3.142

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.