Turismo como alternativa para desenvolvimento territorial de municípios do interior do Estado da Paraíba

REFLECTIONS ON PUBLIC HEALTH IN MARANHÃO AND THE SEASONALITY OF COVID-19 CASES

Autores/as

  • Xisto Serafim de Santana de Souza Júnior Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.53528/geoconexes.v2i1.94

Palabras clave:

turismo, espaço, metodologia

Resumen

O turismo vem se constituído como uma das principais alternativas de desenvolvimento territorial para os municípios brasileiros, especialmente nos setores litorâneos devido aos benefícios climáticos que favorecem a difusão do turismo de praia, apesar das diversidades paisagísticas e culturais encontradas nos municípios interioranos à exemplo de Campina Grande devido a sua influência no contexto do desenvolvimento regional conforme resultados da pesquisa desenvolvida entre 2018-2022 com financiamento do CNPq, a qual teve por objetivo identificar os desafios para consolidação do turismo na região geográfica de Campina Grande a partir da identificação dos municípios inseridos nessa região por terem atributos que os qualifique como reais e potenciais. Os procedimentos adotados pautaram-se na aplicação de questionários, preenchimento de inventários, realização de entrevista e análise empírica. A pesquisa constatou que a produção do espaço turístico no Estado da Paraíba esteja passando por um processo de interiorização seguindo, portanto, um sentido contrário ao evidenciado na realidade regional.

Biografía del autor/a

Xisto Serafim de Santana de Souza Júnior, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Geografia e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Campina Grande

Citas

ARAÚJO, Tânia Bacelar de. Ensaios sobre o desenvolvimento brasileiro: heranças e urgências. Rio de Janeiro : Reyan, 2000.

BARROS, Nilson Crócia. Análise regional e destinações turísticas: possibiliddes teóricas e situações empíricas em Geografia do Turismo. Revista científica do Mestrado em turismo e hotelaria da Universidade Vale do Atajaí. - Atajaí : [s.n.], abr-dez de 2002. - Vol. 4. - pp. 9-32.

BARROS, Nilson Crocia. Manual de Geografia do Turismo. Recife : UFPE, 1998.

BOULLON, Roberto. Planejamento do espaço turístico. trad. Baptista Josely Vianna. - São Paulo : EDUSC, 2002.

CAPDEVILA, Maria Bolós; PLA, Maria Del Tura e; VALENTI. J Vila. Manual de ciencia del paisaje: teoría, métodos y aplicaciones. Barcelona : Masson, 1992.

CASTELLS, Manuel. A questão urbana. trad. Caetano Arlete. - São Paulo : Paz e Terra, 2000. - Vol. 48.

COSTA, Paulo Cesar da. O Conceito de região e sua discussão. In. GOMES, Paulo Cesar da Costa, CASTRO, Iná Elias e; CORREA, Roberto Lobato. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro : Bertrand, 1995.

CRUZ, Rita de Cassia. Política de Turismo e território. São Paulo : Contexo, 2002. - 3.

DIAS, Reinaldo. Planejamento do Turismo: política e desenvolvimento do turismo no Brasil. São Paulo : Atlas, 2008.

GOMES, Edvânia Torres Aguiar. Recortes de paisagens na cidade do Recife: uma abordagem geográfica. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade do Estado de São Paulo, USP, 1997.

GOTTDIENER, Mark. A teoria da crise e a reestruturação sócio-espacial: o caso dos Estados Unidos. In. Valladares L e Preteceile E. Reestruturação urbana: tendências e desafios.São Paulo : Nobel, 1990.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do fim dos territórios à multiterritorialidade. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2004.

SOUZA JÚNIOR, Xisto Serafim de Santana de. O conhecimento geográfico na promoção do turismo como alternativa de desenvolvimento do Estado da Paraíba. Campina Grande : EDUFCG, 2018.

LEFEBVRE, Hanri. O direito a cidade. São Paulo : Centauro, 2001.

MEDINA, Júlio César. Re-construcción de la cultura y del espacio turístico. In. BRASILEIRO, Maria D. S, MEDINA, Júlio Cesar e; CORIOLANO, Luiza N. Turismo, cultura e desenvolvimento. Campina Grande : ,EDUEPB, 2012.https://doi.org/10.7476/9788578791940.0003

MONTEIRO, Carlos A. Figueiredo. Geossistemas: a história de uma procura. São Paulo : Contexto, 2001. - 2a.

OLIVEIRA, Antônio Pereira de. Turismo e desenvolvimento: planejamento e organização. São Paulo : Atlas, 2001.

RODRIGUES, Adyr A. B. Turismo e espaço - rumo a um conhecimento transdisciplinar. São Paulo : Hucitec, 1997.

ROSS, Jurandyr L. Sanches. Geomorfologia, ambiente e planejamento. São Paulo : Contexto, 2001 (Repensando a Geografia).

SANTOS, Milton. A Natureza do espaço. São Paulo : Hucitec, 1997.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo : Nobel, 1985.

SANTOS, Milton. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro : Francisco Alves, 1979.

VASCONCELOS, Pedro de A. A aplicação do conceito de segregação residencial ao contexto brasileiro na longa duração. Cidades. Presidente Prudente : [s.n.], 2004. - Vol. 1. - pp. 259-274.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil . São Paulo : studio Nobel, 2001. -

Publicado

2022-03-05

Cómo citar

Souza Júnior, X. S. de S. de. (2022). Turismo como alternativa para desenvolvimento territorial de municípios do interior do Estado da Paraíba: REFLECTIONS ON PUBLIC HEALTH IN MARANHÃO AND THE SEASONALITY OF COVID-19 CASES. Geoconexões Online, 2(1), 02–20. https://doi.org/10.53528/geoconexes.v2i1.94