About the Journal

A Revista GEOCONEXÕES ONLINE é uma revista com arbitragem científica, empenhada em manter os mais elevados padrões de ética e de boas práticas de publicação. Sendo assim, a Revista se dedica em tomar as medidas para validar essa declaração e também orienta os seus editores, pareceristas (membros do Conselho Científico e pareceristas ad hoc) e autores a pautarem o seu comportamento pelos Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicações Científicas do Comitê de Ética de Publicações (COPE).

Deveres dos editores

Decisões sobre publicação: Os editores garantem que todos os artigos considerados dentro do escopo para publicação serão submetidos à avaliação por pares por pareceristas que sejam especialistas na área. O Editor­ Chefe é responsável por decidir quais dos artigos submetidos à revista serão efetivamente publicados, com base na validade do trabalho em questão, em sua relevância para pesquisadores e leitores, nos comentários dos pareceristas, e nos requisitos legais em vigor em relação à difamação, infração de direitos autorais e plágio. O Editor ­Chefe pode consultar outros editores e avaliadores para tomar essa decisão.

Oportunidade iguais e independência editorial: Os editores e membros da equipe editorial avaliarão os artigos submetidos exclusivamente com base em seu mérito acadêmico (importância, originalidade, validade do estudo, clareza) e sua relevância para o escopo da revista, sem considerar a raça, gênero, orientação sexual, origem étnica, cidadania, crença religiosa, filosofia política ou filiação institucional dos autores.

Confidencialidade: O editor e a equipe editorial devem garantir que as informações referentes a manuscritos submetidos pelos autores sejam mantidas em sigilo.

Divulgação e Conflitos de Interesse: Os editores não usarão informações inéditas divulgadas em um artigo submetido para sua própria pesquisa sem o consentimento explícito por escrito dos autores. Editores e membros da equipe editorial se absterão de avaliar submissões com os quais tenham conflitos de interesse resultantes de relações de competição, colaboração, ou outras conexões com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas a um artigo; eles pedirão a outro membro da equipe editorial para cuidar da submissão.

Deveres dos revisores (pareceristas)

Confidencialidade: Os revisores devem manter todos os artigos recebidos em sigilo. O processo de revisão dos documentos é confidencial e deve ser tratado como tal.

Reconhecimento de Fontes: Os revisores devem apontar trabalhos relevantes já publicados que não tenham sido mencionados pelos autores. Os pareceristas devem também notificar os editores para qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o artigo e qualquer outro trabalho publicado a respeito do qual tenham conhecimento

Padrões de Objetividade: As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas de forma clara. Críticas pessoais feitas aos autores são inadequadas.

Conflitos de Interesse: O modo de avaliação definido pelo Conselho Editorial é o duplo-cego. Assim, qualquer parecerista convidado que tenha conflitos de interesse resultantes de relações ou vínculos competitivos, colaborativos ou outros com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas ao artigo e ao trabalho nele descrito, deve notificar imediatamente os editores.

Prontidão: Qualquer parecerista convidado que se sinta pouco qualificado para avaliar a pesquisa relatada em um artigo ou souber que não poderá realizar avaliação no prazo estabelecido, deve notificar imediatamente os editores e recusar o convite para que outro parecerista possa ser contatado.

 

Deveres dos Autores

Diretrizes para publicação: Os autores devem seguir as diretrizes de submissão do periódico.

Originalidade e plágio: Os autores devem garantir que os trabalhos enviados são inteiramente originais, e, caso tenham usado o trabalho e/ou palavras de outros, que isto tenha sido adequadamente citado e referenciado. O plágio pode se dar de muitas formas: ao assumir a autoria dos trabalhos de outros, ao copiar ou parafrasear partes substanciais do texto de outro autor (sem atribuição), ou ao reivindicar resultados de pesquisas conduzidas por outros. O plágio em todas as suas formas constitui comportamento editorial antiético e é inaceitável.

Submissões ou publicações múltiplas, duplicadas, redundantes ou concomitantes: Os autores devem certificar-se que o artigo não está sendo considerado para publicação em outro periódico. Submeter o mesmo artigo a mais de um periódico, livro ou anais de evento constitui um comportamento antiético de publicação.

Envio da proposta: configurar conforme o modelo disponibilizado.

Autoria do artigo: Todos os autores mencionados no artigo devem ter contribuído significativamente para a pesquisa, sendo que estes também devem ser capazes de assumir responsabilidade pública pelo conteúdo. O autor correspondente deve assegurar que todos os coautores estejam incluídos na lista de autores e garantir que todos os autores tenham lido e aprovado a versão final do manuscrito, e concordado com sua submissão para publicação.

Conflito de Interesse: Os autores devem notificar, com a maior brevidade possível, os editores de quaisquer conflitos de interesse que possam ser interpretados como influenciadores do artigo. Exemplos de potenciais conflitos de interesse incluem financiamentos recebidos, tais como honorários, bolsas de estudos ou outros apoios financeiros, filiações, emprego, consultorias, propriedade de ações ou outras participações societárias, e participações em patentes e acordos de licenciamento; bem como relações sem benefícios financeiros, tais como relações pessoais ou profissionais, afiliações, conhecimento prévio ou crenças relacionadas ao assunto ou a materiais discutidos no texto. Todas as fontes de apoio financeiro para o trabalho devem ser divulgadas (incluindo o número do termo de concessão ou outro número de referência, se houver).

Erros Fundamentais em trabalhos publicados: Caso os autores descubram erros ou imprecisões significativas em seu trabalho publicado, é sua obrigação notificar imediatamente os editores do periódico e cooperar com eles para corrigir o artigo com uma errata, ou para cancelar a publicação do artigo. Se os editores souberem, por meio de terceiros, que um trabalho publicado contém um erro ou imprecisão significativa, é obrigação do autor corrigir ou solicitar o cancelamento da publicação imediata do artigo, ou fornecer aos editores do periódico evidências de que o artigo está correto.

Política de direito ao depósito em repositório institucional ou outro de escolha do autor: Por assumirmos o comprmisso de que a licença de publicação creative commons (https://geoconexoesonline.com/revista/about/privacy) os autores podem escolher um repositório institucional ou outro da escolha do autor (site, blogs, etc) para realizar o depósito de sua publicação na geoconexões online. Solicitamos, contudo, a inclusão do link ou de ícone de vínculo da revista no local escolhido para depósito e que comunique o depósito ao gerente da revista.

TAXA DE INSERÇÃO DO DOI (CROSSREF): o DOI (Digital Object Indentifier) é um termo que já é citado há alguns anos no mercado das revistas científicas, ele surgiu visando resolver o problema da perda de informações do mundo digital. Podendo ser atribuído a qualquer documento digital (imagens, textos, músicas, vídeos, etc). A grande responsável pela atribuição de DOIs para Revistas Científicas é a Crossref, empresa americana que oferece uma afiliação anual ($275) onde o contratante obterá um prefixo próprio e poderá depositar DOIs pelo custo de $5 (Cinco Dólares) a cada depósito (acesse aqui o site de conversão). Para publicação na revista Geoconexões Online a aquisião do DOI fica a cargo do autor do artigo após a aprovação dos pareceristas.

1. Após aprovação do artigo submetido o autor deverá realizar o pagamento do DOI através do PIX contato@geoconexoes.com Após o pagamento, envie o comprovante através deste formulário